Como desenvolvemos um Projeto de Arquitetura…

O Gabinete de Arquitetura, Rogério Henriques – Arquitectos, desenvolve os Projetos de Arquitetura, de acordo com as boas normas – por fases.

Regra geral, os Projetos de Arquitetura, têm 6 fases, podendo contudo, variar, dependendo do grau de complexidade deste. A passagem à fase seguinte, faz-se sempre depois da aprovação da fase anterior, por parte dos nossos Clientes.

  • Como desenvolvemos um Projeto de Arquitetura – Fase 1

Definição do Programa Preliminar | Apresentação da Proposta de Honorários

Fase na qual, os Clientes e Rogério Henriques – Arquitectos, discutem aquilo que vai ser projetado, por exemplo, quantos quartos, salas, instalações sanitárias e demais requisitos programáticos, assim como condicionantes orçamentais. São analisados os constrangimentos legais e planos em vigor, como por exemplo, o Plano Director Municipal. É também nesta fase, que se discutem os prazos de execução do projeto, constituição da equipa técnica de projeto e demais condicionalismos do mesmo. Em paralelo, é apresentado por Rogério Henriques – Arquitectos, a proposta de honorários e celebrado um Contrato escrito. Os Clientes deverão entregar, nesta fase, o Levantamento Topográfico e/ou Geológico completo, bem como, se assim for o caso, o Levantamento Arquitetónico do existente.

  • Como desenvolvemos um Projeto de Arquitetura – Fase 2

Estudo Prévio

É nesta fase, que Rogério Henriques – Arquitectos, desenvolve o conceito preliminar do Projeto de Arquitetura, de acordo com o combinado na fase anterior. Normalmente, consiste na apresentação de peças desenhadas a diferentes escalas. Dependendo do projeto, Rogério Henriques – Arquitectos, desenvolve simulações tridimensionais do proposto, de modo a facilitar a compreensão do mesmo, por parte dos Clientes. É nesta fase, que se inicia o desenvolvimento dos Projetos de Especialidades, sob coordenação direta.

  • Como desenvolvemos um Projeto de Arquitetura – Fase 3

Projeto Base / Projeto de Licença ou Comunicação Prévia

Fase onde Rogério Henriques – Arquitectos, desenvolve o Projeto de Arquitetura, em conformidade com o estabelecido na fase anterior, preparando o processo de aprovação pela respectiva Câmara Municipal, bem como pelas demais entidades envolvidas no aprovação do mesmo. Posteriormente à aprovação do Projeto de Arquitetura, caso seja um pedido de licença, proceder-se-à à entrega dos restantes Projectos de Especialidades, caso seja uma comunicação prévia, entrega em simultâneo os Projetos de Especialidades, legalmente exigidos, para aprovação.

  • Como desenvolvemos um Projeto de Arquitetura – Fase 4

Projeto de Execução / Medições e Orçamentos

Após a aprovação por parte da Câmara Municipal e demais entidades dos diversos Projetos (Arquitetura e Especialidades), Rogério Henriques – Arquitectos, prepara o Projecto de Execução, apresentado sob a forma de peças escritas e desenhadas, de fácil interpretação por parte dos diversos intervenientes na sua materialização e onde se especifica todos os trabalhos necessários para execução da obra (processos construtivos, materiais, carpintarias, etc). Em paralelo inicia-se o processo de Medições e Orçamento, onde se discrimina todas as quantidades de materiais a utilizar, tipos de trabalho e execução, de modo a poder aferir-se o valor da obra. É a partir destes dois documentos – Projecto de Execução e Medições e Orçamento – que se elabora o Caderno de Encargos, documento escrito que especifica as condições técnicas gerais e especiais de construção e vincula o Empreiteiro às demais condições da obra.

  • Como desenvolvemos um Projeto de Arquitetura – Fase 5

Selecção do Empreiteiro

É nesta fase, que o Cliente selecciona o empreiteiro da obra. Rogério Henriques – Arquitectos, poderá colaborar com o Cliente nesta fase, auxiliando-o na análise da capacidade técnica dos diversos candidatos, bem como na análise do preço e prazo para a concretização da obra. Dever-se-á ter em consideração que nem sempre o preço é um factor determinante na adjudicação, mas sim a conjugação de um vasto conjunto de factores. É também nesta fase, que se escolhe o técnico que irá ser responsável perante a Câmara Municipal, pela Direcção de Fiscalização Técnica de Obra. Este é sempre nomeado pelo dono de obra (Cliente) e poderá ser um técnico  habilitado que o dono de obra entenda escolher, incluindo o autor do projeto.

  • Como desenvolvemos um Projeto de Arquitetura – Fase 6

Assistência Técnica à Execução da Obra

Esta é a fase da materialização de todo o trabalho desenvolvido até ao momento. Nesta fase, o papel de Rogério Henriques – Arquitectos, poderá compreender o esclarecimento de dúvidas de interpretação, prestação de informações complementares ao Projeto de Arquitetura, auxiliando o Dono de Obra na verificação da qualidade dos materiais e da execução dos trabalhos, o que não significa que Rogério Henriques – Arquitectos, esteja obrigado ao acompanhento da Obra. Tal situação, deverá ser objecto de contrato entre as partes, na certeza porém de que é sempre vantajoso para o Cliente a contratualização do mesmo.

Baseado no documento “Trabalhar com um Arquitecto” divulgado pela Ordem dos Arquitectos – SRS